Decidi criar este blog para fazer uns desabafos :) e partilhar coisas que gosto muito tais como, notícias, lugares, sítios, filmes, livros, roupa, sapatos, malas, vernizes, maquilhagem, desportos, animais, casas, jardins, ambiente, reciclagem, sites, como ganhar € na net, sites onde podemos experimentar de tudo um pouco e de BORLA! Como e onde pedir amostras grátis, passatempos, sorteios, dicas de moda, de beleza, de poupança entre outros :)
Aqui vou falar de todos os meus vicios, das minhas paixões, das minhas loucuras, de tudo um pouco :)
Os gostos são os meus, mas o que é útil para mim, será para mais gente.
E gostos, são gostos! E não se discutem :)

Entras-te e gostas-te?? Então segue-me :)
WOOK - www.wook.pt

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Lugar MÁGICO, Lugar FANTÁSTICO :)

Conheci em 2006, quem me levou lá pela primeira vez foi o meu namorado, não sabia para o que ia, mas desde que conheci aquele sítio não quero ir para outro. Tem tudo de perfeito, tudo o que eu gosto, tudo o que eu mais queria. Desde sempre que tenho gosto pela natureza, campismo selvagem, florestas, serras, explorar, casas abandonadas, casas de pedra, casas de madeira, lugares isolados, praias selvagens, e tudo o que tenha pouca gente ou de preferência nenhuma! Não sou anti social, gosto de quando saiu de casa numa de um retiro espiritual ir para um sítio sossegado, sem barulho, sem poluição, sem carros, sem nada, quase! :) Gosto de ir para um cantinho muito sossegado e encontrei esse sítio desde aí, tanto mistério e ainda nem sabem onde é! Mas assim vai ser, até me apetecer :D ... Quando lá vou sinto-me bem, sinto-me como um passarinho acabado de fugir de uma gaiola! :) Não sei bem porquê, mas parece que quando saiu da minha terra e lá chego, entro noutra dimensão :) num sítio perfeito, e é mesmo ... Ali sinto-me livre .. Sinto-me uma criança que quer é pular, saltar, correr, sonhar ... O melhor sonho que tiro de lá, é um dia ter lá o meu cantinho de retiro espiritual, com a minha casinha de pedra pequena, só eu o meu namorado e os nossos animais :) e com um jardim mágico :) .. Adoro aquilo, aquele silêncio, onde os sons que se ouvem são só sons da natureza, ou animais ou o vento ou as árvores, ou a água :) adoro, adoro!! Bem e chega de mistério :) esse lugar tão mágico que vos falo é a Serra da Lousã :) oh que serra tão perfeita! Oh que cantinho tão bom!! A primeira aldeia que conheci foi o Catarredor.

Catarredor é uma das sete aldeias serranas, da freguesia e concelho da Lousã. A aldeia tem bonitas casas em xisto características da região, e zonas de utilização comum: a eira, a fonte, a Capela e um Bar, com um ambiente rústico, decorado com artísticas e originais pinturas que lhe dão, um toque místico e acolhedor. Pelo Catarredor, passam alguns trilhos pedonais. E é, por si só, um miradouro natural, de onde se vê a serra e aldeias.
As aldeias (do Catarredor, juntamente com mais duas outras aldeias próximas da serra da Lousã, Vaquerinho e Talasnal), são conhecidas por serem há muito tempo as «aldeias dos hippies», pelo facto de terem recebido muitos jovens urbanos nas duas últimas décadas, à procura de modos alternativos de vida. Igualmente aí se fixaram vários cidadãos estrangeiros, sobretudo originários da Alemanha. Os habitantes fazem por vezes animações e concertos de música alternativa.



O bar é o Fantasia, um bar'zinho muito bonito com pinturas brutais que a dona do bar a Srª Annegret Gutbub pinta :)
Annegret Gutbub é uma alemã nascida na Floresta Negra, na cidade de Hermann Hesse, filha de um comunista alemão, que, nos finais dos anos 70, desgostosa com o evoluir da sociedade de consumo alemã, partiu à descoberta de um espaço para uma vida alternativa. Na bagagem trazia um romance manuscrito para adolescentes, que decidirá escrever à partir da sua experiência de juventude, e uma série de ideias utópicas do que seria uma vida alternativa. Depois de um passeio por Marrocos e Espanha, chega a Portugal onde a 25 de Abril de 1980 deu à luz dois gémeos: Fidel e Rebella. Rebella, Fidel e Joringel cresceram no Catarredor rodeados de paisagem. Eram crianças livres, mas educados para serem responsáveis. Mais tarde teve a Arnika, o primeiro bebé em dezenas de anos a nascer no Catarredor. A aldeia abandonada pelos portugueses parecia renascer com os alemães. Os pais faziam queijo, pastavam cabras, coziam pão e cultivavam hortícolas para vender.

Depois conheci o Vaqueirinho, uma aldeia mais calma, com um bar o Fim do Mundo :) o dono é o Pedro :)
O Vaqueirinho faz parte do conjunto de aldeias tradicionais em xisto da serra da Lousã, as quais mantêm um encanto muito especial. 

Depois conhecemos as outras aldeias, e até mesmo houve uma descoberta e essa sem dúvidas foi a melhor, que foi uma casa que é UM MIMO!! Sobre essa casa até tenho boas e muitas coisas para falar, mas não vou o fazer nem aprofundar muito, a casinha foi descoberta por amigos do meu namorado, começou a ser "a nossa casinha comunitária" para quando lá fossemos ter-mos onde ficar, cada um começou a levar coisas para lá, uns levaram colchões nós uma salamandra :) até que um deles foi para lá viver de vez :) e é só por isso que não vou falar muito dela :) pois deixou de ser uma casa "comunitária" e passou a ser a Casa do Valter :) txii tão bem que ele ali vive!! Desde aí ainda gosto mais de ir para a serra, pois além de ele ter arranjado a casinha toda, vive num alte spot, mas não é por isso nem lá perto, é só mesmo porque cada vez que vamos ter com ele, ele leva-nos sempre a conhecer sítios novos :) spots que desconhecíamos e que eu amei conhecer :)

A serra da Lousã, insere-se num maciço montanhoso dos mais belos do país, pela beleza dos montes e vales, dos pinhais, florestas, dos pequenas aldeias que o verde abraça e envolve, das ribeiras e linhas de água pura que fazem o percurso por estas terras. Chegando ao Castelo inicia-se um dos muitos circuitos, que a pé levam à descoberta dessa serra maravilhosa. Descobrir a Serra da Lousã é uma aventura nas vertentes húmidas aparecem vestígios da floresta sempre-verde e o azevinho ou o Loureiro surpreendem-vos na subida, avistando além os majestosos castanheiros. Percorrendo as aldeias Talasnal, Vaqueirinho, Catarredor, Chiqueiro e Casal Novo, constituídas em xisto que surpreendem, as portas e as janelas das casas são de castanho, as lages de xisto, e os traços envolventes são característicos da zona.

Nessa serra respira-se ar puro, de todo o verde envolvente, o prazer de beber água tão pura que desce e desliza em queda livre para alturas mais baixas.



A Lousã é cada vez mais, gratificada pela adesão turística na procura de paisagens e monumentos, para descansar do bulício urbano na paz da Natureza, ou para desfrutar de actividades complementares de todo este paraíso natural. 

Adoro a serra da Lousã :) descobrir coisas que não conhecia, cada vez que lá vou e cada vez que conheço aqueles sítios fantásticos mais gosto de lá ir :)

Aqui fica um dos meus maiores vícios LOUZAN :)

Sem comentários:

Enviar um comentário